...com direito a arcos, bolas, massas e cordas.

25.11.05

Fórum

Estava aqui a acrescentar as sugestões do caríssimo Jojo, quando se me suscitou a seguinte questão:

- Haverá espaço, realmente, para os homens na Ginástica Rítmica?

Através de um dos links sugeridos (Men's Rhythmics Gymnastics), tomei conhecimento de que a coisa já tem algumas raízes, apesar de, tanto quanto parece, a modalidade, na sua vertente masculina, ainda não ter sido aprovada pelo o órgão máximo da modalidade.
Acrescentando a isto o recente curso de juízes, cá pelo nosso Portugal, no qual consta terem participado dois elementos do sexo masculino, que têm voceses a dizer?

Beijos e Abraços,
Kaiser


PS: perdoem-me o vazio de "posts", mas o trabalho não tira férias...

52 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho bem, porque não?

Muitas mulheres, muitas intrigas!

5:38 da tarde, novembro 25, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Não concordo!
A estética e a plástica da GR não se enquadram no corpo masculino. Penso que a modalidade teria muito a perder no seu sentido mais puro, o da beleza fina e harmoniosa de movimentos, que só um corpo feminino consegue exprimir!

6:26 da tarde, novembro 25, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com a recruta de juizes do sexo masculino. Alguns homens são bem capazes de ter mais sensibilidade para avaliar GR do que certas mulheres.
Quanto à prática deste desporto por parte do sexo masculino, estou plenamente de acordo com diego de la vega. Não se trata de preconceito nem nada do género, mas a GR não se adapta em nada ao género masculino. Só de imaginar um rapaz a dobrar-se tipo Alina Kabaeva ou a fazer um exercício ao estilo Natalia Godunko..parece-me fisicamente impossível, mas acima de tudo muito pouco bonito.
Deixem-nos estar na artística que ficam melhor...em todos os aspectos. Pelo menos aqui em Portugal não vale a pena, já que internacionalmente é imposível ter ginastas portuguesas (de GR) nos primeiros lugares. E tudo porque este desporto é uma batota, a começar pelos problemas que atravessa ao nível da selecção nacional e a acabar no facto de internacionalmente as ginastas portuguesas não conseguirem alcançar melhores classificações, apenas por serem de nacionalidade lusa.
Era chamarem-nas "Não sei quantas da Ucrânia ou da Rússia", a ver se não lhes contavam todos os elementos e mais algum. Mas não "ah..é portuguesa e por isso, mesmo que faça melhor que a russa, não vou contar" ou ainda "combinei com a juiz eslovena dar-lhe mais nota à ginasta dela se ela der mais à minha" e metem-nas todas no mesmo saco.
É preciso gostar muito mesmo para se aguentar tanta batota!

11:00 da tarde, novembro 25, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Caro Kaiser,

Em primeiro lugar, agradeço-lhe ter incluido as minhas sugestões no espaço "trocas" do seu "blog". Penso que são sítios interessantes, mais o sítio "Non-traditional Gymnastics" do que o outro, mas de qualquer forma ambos interessantes.

Quanto à questão que coloca sobre se haverá mesmo espaço para a Ginástica Rítmica Masculina, penso claramente que sim. Há espaço na Ginástica Rítmica, como há espaço em todas as outras modalidades, para os dois géneros humanos.

E penso que não há que ter sobre esta matéria qualquer preconceito de natureza estética ou plástica. Porque a desenvolver-se a modalidade no campo masculino, ela terá necessariamente que se desenvolver com as suas caracteríticas prórpias, adaptadas à morfologia masculina, que é precisamente o que se passa em qualquer outra modalidade desportiva.

Até ao início do século passado, era "feio" as mulheres praticarem desporto. Qualquer tipo de desporto. Numa herança que nos chegou da antiga Grécia, os primeiros Jogos Olímpicos da Modernidade, por exemplo, vedaram, pura e simplesmente, a participação de mulheres na competição. Os argumenos para justificar essa situação prendiam-se fundamentalmente com conceitos do tipo o corpo da mulher não aguenta o esforço físico, a mulher não está preparada para fazer desporto, ou não fica bem, não é bonito, a mulher praticar desporto. Sabemos que as reais razões eram outras ...

Depois esta situação alterou-se, felizmente, de forma radical. Hoje, quase todas as modalidades desportivas têm os seus praticantes masculinos e femininos. E as mulheres adquiriram por direito próprio a sua presença e participação em todos os grandes eventos desportivos mundiais em par de igualdade com o outro género humano.

Modalidades como a esgrima, o rûgby, o futebol, o hipismo, a luta greco-romana, o pugilismo, o halterofilismo, entre tantas e tantas outras, que durante décadas foram consideradas puramente masculinas, são hoje praticadas pelos dois sexos, e em qualquer dos casos com toda a beleza e espectacularidade que cada uma delas é susceptível de nos proporcionar.

Por isso, quer a Ginástica Rítmica quer a Natação Sincronizada - pode haver outras modalidades do nosso tempo "exclusivamente" femininas, mas não me ocorre nenhuma outra - têm obviamente espaço para a prática masculina também. Tudo será uma questão de vontade e aptência dos homens para a sua prática.

Cumprimentos.

O Jojo

9:40 da manhã, novembro 26, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Percebo a visão do Jojo, mas não vejo como se poderia adaptar a GR à morfologia masculina sem deixar de parecer GR.
Na artística por exemplo, nos exercícios no solo, as raparigas fazem-no ao som de música mas os rapazes não (por alguma razão deve ser).
A GR é rica musicalmente e tirar-lhe essa componente era adulterá-la demasiado.
Alterar os elementos e os aparelhos de forma a adaptá-los ao sexo masculino? Nesse caso, estaria a inventar-se outra modalidade da ginástica que já não se poderia chamar ginástica rítmica.
E os fatos? Tão lindos, com tecidos brilhantes, lantejoulas e tule e agora mais recentemente com as tão elegantes saias, deleitam os olhos de qualquer pessoa. Não ficariam bem de certeza a um rapaz. Mais uma bela componente deste desporto tão feminino que se perdia.

12:32 da manhã, novembro 27, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Mas não percebem que se a GR tivesse uma vertente masculina também teria um estilo diferente, traria novidade, novas formas de interpretação e dinamicas.

Porquê ficarmos presos à estética actual, por isso é que nada evolui!!

3:15 da tarde, novembro 27, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

A rítmica masculina há muito que existe no Japão e realmente não tem nada a ver com a GR Olimpica, exclusivamente feminina. Tudo é possível, penso que será uma mais valia para a ritmica se as competições puderem também ser masculinas. Claro que devidamente adaptadas... é ridiculo falar de saias para ginastas masculinos, mas quem quizer ver poderá ir à página da "rgsvideos.com" e ver vídeos, ver uma composição gimnica realizada por ginastas japoneses no Campeonato do Mundo de Baku, (porque são os Japoneses os grandes impulsionadores desta vontade de que a FIG realize Campeonatos para homens) VEJAM A DIFERENÇA E APRECIEM A QUALIDADE.

4:43 da tarde, novembro 27, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

A seguir a linha de pensamento do anterior bloguista, então já não é Rítmica. Se tiver que se adaptar então já é outra coisa, porque efectivamente é outra modalidade.Que se crie uma modalidade com características próximas da Rítmica para os homens posso estar de acordo! Agora não misturemos as coisas! Rítmica é rítmica. Imaginemos que alguém resolvia alterar o futebol e que se passava a jogar com os pés e mãos? Seguramente deixava de ser futebol! Que me desculpem mas sou um purista acérrimo da modalidade e alterá-la é dar cabo dela.

5:51 da tarde, novembro 28, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Talvez fizesse bem haver galos no meio de tanta galinha.

6:04 da tarde, novembro 28, 2005

 
Blogger Kaiser said...

Cara purista, não percebi a comparação entre ginástica rítmica masculina e jogar futebol com as mãos e os pés...

11:08 da tarde, novembro 28, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Fui ao rsgvideos e realmente as exibições masculinas são de uma qualidade inigualável. Simplesmente maravilhoso.
Mas...não tem absolutamente nada a ver com GR. A única componente igual é a execução do exercício ao som de música. Os elementos fazem lembrar a artística (os saltos principalmente) e o resto trata-se de uma espécie de dança (muito boa por sinal).
Quanto aos aparelhos também não têm nada a ver: paus e arcos quase tão pequenos como pulseiras (mas eles têm boa técnica sim senhor).
Tudo bem se quiserem chamar a este desporto GR masculina, mas misturá-a com a GR actual iria ser um pouco confuso, uma vez que os critérios para pontuar uns e outros teriam de ser completamente diferentes e as juízes teriam de ter formação numa área também diferente.

12:39 da manhã, novembro 29, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Tal como o Kaiser, também não percebo essa comparação com o passar a jogar o futebol com os pés e as mãos misturado com a GR Masculina, que o/a Purista aqui fez.

E percebo ainda menos em que é que a existência de uma variante masculina da GR alteraria em alguma coisa a variante feminina, afirmação que infiro das últimas palavras do/a Purista.

Em que é que a existência de variantes dos dois géneros humanos nas outras modalidades todas alterou cada uma delas respectivamente, e a modalidade em si mesma? Não co-existem as duas variantes harmoniosamente em todas elas (Pugilismo, Halterofilia, Remo, Futebol, Andebol, Basquetebol, e podíamos ir por aí fora ...)? Não será o purismo auto-proclamado do/a Purista apenas uma posição sexista e com fundamento duvidoso?

Cumprimentos.

O Jojo

8:09 da manhã, novembro 29, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Sem querer fazer disto uma polémica, penso que nem o Kaiser nem Jojo perceberam a minha alusão ao futebol, ser jogado com os pés e mãos! A única pessoa que conseguiu captar o sentido da minha comparação, foi anonymous sem rodeios, talvez porque estejamos a ter pontos de vista muito similares. Pegando na intervenção de anonymous sem rodeios, ela explica o meu ponto de vista. Como já tinha visionado as exibições masculinas, que são de qualidade indiscutível, questiono se o praticado tem alguma coisa a ver com GR ? É nisto que fundamento a minha opinião! Chamem-lhe o que melhor entenderem, mas não lhe chamem Ginástica Rítmica! Não depreendam destas minhas palavras que sou sexista e que tenho preconceitos, apenas sou purista na verdadeira acepção do conceito. Não tenho nada a opôr à criação de uma vertente masculina, apenas penso que se trata de uma outra modalidade, nunca GR. Misturar as coisas é fazer a Rítmica perder a sua verdadeira identidade. A comparação com o futebol se jogado com pés e mãos tem a ver com isto! Pode até ser uma modalidade bonita, mas deixa de ser futebol, na sua essência.
Saudações desportivas

10:07 da manhã, novembro 29, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Vou propor uma nova reflexão: Fala-se tanto da Gr e do facto das exibições masculinas não corresponderem à modalidade, mas ninguém se refere à essência da mesma.

Qual será a essência da GR?? Certamente q os fatos, o corpo feminino e o seu movimento estão excluidos porque aqui ninguém é assim tão superficial e futil. Certo? Toda a gente sabe que há bailarinos dos dois sexos cada um com as suas características... Toda a gente sabe que a ginastica artística tb tem as duas componentes e com características próprias....Só um desafio.

10:50 da manhã, novembro 29, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

o ultimo comment foi meu. Mil Desculpas

10:51 da manhã, novembro 29, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Alguém já se questionou, porque razão a natação sincronizada não tem a vertente masculina? Precisamente pelas mesmas razões da Rítmica!
Há movimentos estéticos e plásticos que são exclusivos do corpo feminino. Não me tomem por sexista, porque não sou, mas a diferença entre o homem e a mulher na sua essência, é que torna o ser humano tão belo.
Obviamente que sou a favor da igualdade entre homens e mulheres no campo social e ecomómico, disso não tenham dúvidas!
Mas há certas coisas que são muito belas, precisamente pela diferença, e a Rítmica é uma delas!

11:36 da manhã, novembro 29, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

No Ballet, os movimentos que uma bailarina faz, também o bailarino pode fazer: saltos, pivots (se é assim que se chamam no Ballet) e outros movimentos; na patinagem idem, no futebol tanto homens como mulheres jogam com uma bola e com os mesmos objectivos, no pugilismo ambos os sexos o praticam da mesma maneira, no basket idem, no haltereofilismo provavelmente algumas mulheres usarão menos peso nos halteres que os homens, mas levantam pesos na mesma, no remo, o que um faz o outro também, no andebol e no voleibol idem idem.
E na Ginástica Rítmica? Em vez de arcos, bolas, maças, cordas e fitas, usam-se paus e aneis e fazem-se elementos que nada têm a ver com a rítmica feminina e tudo têm a ver com a artística.
Com uma tão grande disparidade de elementos e aparelhos, querem-lhe chamar Ginástica Rítmica? Fazia mais sentido chamarem-lhe Ginástica Artística com aparelhos.
Mas é tudo uma questão de nome porque com a nova modalidade em si não tenho nada a discordar. Apenas não me parece correcto comparar esta nova vertente com outros desportos que são praticados por ambos os sexos porque esses praticam-se de igual modo seja homem ou mulher.
Ps: talvez tenha sido isso o que o/a purista quis dizer com o jogar futebol com as mãos. Se para este desporto poder ser praticado por mulheres, se passasse a jogar também com as mãos, de maneira a adaptar-se melhor ao sexo feminino, deixaria de ser o futebol tal como co conhecemos. Que lhe chamassem futebol de mãos, mas futebol tal como o conhecemos não seria de certeza.

1:15 da tarde, novembro 29, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Quando a prática de uma modalidade exige que esta seja adaptada, então significa que na sua essência ela é adulterada! Tão simples como o que acabo de dizer! Vejamos o futebol: 11 para cada lado, balizas iguais, bola igual, campo igual ok, o mesmo para o voleibol, basquetebol...etc. Nos casos referidos a prática para o sexo feminino não exigiu alterações nem adaptações, os intervenientes é que mudaram.
Se a prática para o sexo masculino exige alterações e adaptações e no caso da rítmica elas seriam muito radicais, então significa que na sua essência ela é alterada ou seja, tal e qual como ela é, não pode ou não deve ser praticada por outro sexo. Se a modalidade tem que sofrer profundas alterações e adaptações, porque razão vamos misturar o que não pode ser misturado?Fiz-me entender caro mvrcc?
Isto é o meu conceito de essência de GR.
Se quiser chame-lhe outra coisa, mas não confunda as modalidades. Os americanos também chamam à sua prática, de futebol, e acha que aquilo é o futebol que nós conhecemos? No entanto chamam-lhe futebol americano que é muito diferente do nosso soccer. Por exemplo, chamem-lhe Ginástica Ritmada Masculina Japonesa mas nunca só GR, e não confundam os campeonatos!

4:14 da tarde, novembro 29, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

A essência da ginástica rítmica é a coordenação dos movimentos corporais com o aparelho portátil, e sem acrobacias. Penso que a GR masculina será muito diferente da feminina, mas ela já existe! Aceitá-la será abrir novas prespectivas à modalidade.
O que os ginastas japoneses fazem não tem nada a ver com a GAM, em que os aparelhos são fixos. Aquilo não é artistica só porque fazem mortais. As acrobacias também não eram permitidas em ritmica feminina, agora já se fazem aranhas e rodas. A FIG quer avançar com a GR masculina e as regras terão de se adaptar à modalidade. O que é inegável é que eles fazem composições com aparelhos portáteis. E como muitas vezes os grupo são de 6 homens talvez a GR feminina consiga retornar aos conjuntos de 6, que tinham outra beleza.

11:16 da tarde, novembro 29, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Vamos a isto rapazes, temos classes geral que podem começar... mas afastam-se da margem sul, os perigos que vêm daquele lado são tenebrosos

11:20 da tarde, novembro 29, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Caro democrata, se aquilo que os ginastas japoneses fazem não é artística só porqque fazem mortais, também não é rítmica, apenas porque usam aparelhos portáteis que nem sequer são iguais aos usados em GR.
Mas como já tinha dito e continuo a dizer, não tenho nada contra a nova modalidade em si, apenas não concordo que se chame ginástica rítmica, uma vez que os aparelhos e elementos executados nada têm a ver com este desporto tal como o conhecemos.

9:16 da manhã, novembro 30, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Caro Anonymous sem rodeios, felizmente existem muitas coisas na Ritmica que não concordamos, mas tenho a certeza de que concordaremos em muita coisa.
Eu entendo, Ritmica é feminino, portanto para si o nome de GR deveria ser exclusivo da GR feminina, mas ela vai continuar a ser única!
O nome GR é o último dos nomes adoptado pela FIG para designar esta modalidade olimpica exclusivamente feminina. Desde Ginástica Moderna ... a nomenclatura tem mudado com alguma frequência e se quizessemos ser puristas a GR feminina como a conhecemos é que se devia chamar artistica, porque a GAM e GAF cada vez têm menos de arte.
A mim tanto me faz que se chame GR ou outra coisa qualquer, o que eu gostaria é de ver com mais frequência composições que me emocionassem, que cada vez são em menor número. Para mim a emoção vem da beleza, mas também pode vir da mestria, da velocidade da perfeição ou da simples comunicação com o publico, se os homens conseguirem isso, estarão a conseguir algo que nos ultimos tempos muito poucas ginastas e muito poucos conjuntos têm conseguido.
E como dizia o KWT talvez fosse bom haver homens no meio de tanta mulher. Pior não deveria ser e talvez a modalidade em Portugal fosse vista de outra forma. Apesar de também ter os mesmos receios do que o Bem/Mal.
Que se chame GR, GJ, GH, GM ou G... tanto faz ela existe e o Japão tem muita força ao nível da FIG, portanto mais tarde ou mais cedo ela chegará.

5:50 da tarde, novembro 30, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Realmente é melhor não haver homens na GR
A dança continua!
A FGP faz mais uma das suas -
Segundo a infoginástica -Ginastas do ano
GAM - Manuel Campos(sénior) - Campeão Nacional - Medalhado em Chipre, Madeira, 12º nas Universíadas e no 8ºno Campeonato da Europa
GAF - Catarina Abrantes(junior) campeã nacional, nº1 do ranking Infoginástica, vencedora do dia olimpico
GAD - Ana Martins(juvenil) Campeã nacional - Medalha de Bronze nos Campeonatos da Europa de Aeróbica
GR - Inês Gomes (sénior) - 4ª Classificada nos Campeonatos Nacionais e ...
Realmente é melhor não haver homens na GR porque eles não resistiam a tanta injustiça e o problema era resolvida à maneira antiga - AO MURRO

8:43 da tarde, novembro 30, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

REALMENTE!!! E eu que pensava que já não havia nada de mais flagrante que essas bestas pudessem fazer!!
Agora já percebo a razão de não terem feito ranking de 2005...é que pelos resultados das provas a nível nacional, a Inês Gomes nem em 2º deve estar.
E nomeiam-na atleta do ano?? Com que bases? Apenas porque querem?
Que Federação é esta?? Onde é que isto vai parar?
Resta-nos o consolo de sabermos quem realmente é a atleta do ano, por tudo o que conseguiu aguentar de uma federação corrupta e imoral...E POR TER SIDO A MELHOR ATLETA DO ANO 2005, COM RESULTADOS COMPROVADOS!!!
Força Raquel Muro e Silva!!

9:09 da tarde, novembro 30, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Não há quem parta a tromba ao Presidente da FGP por ser o corrupto que é? O individuo é o cúmulo da vigarice, ao pactuar com o dejecto humano que é a nojenta da Helena Dias! Realmente o que se passa na Rítmica é digno de um país de terceiro mundo, onde os corruptos são donos e senhores de tudo! Só ao murro é que estes gajos aprendiam!

9:32 da tarde, novembro 30, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

anti currupção,

Garganta é o que tu tens. Garganta e mais garganta. Queres patrir trombas? Porque pedes a alguém que o faça e não o fazes tu próprio, linguarudo? Tens já no sábado uma excelente oportunidade para isso, nos Campeonatos Nacionais de Conjuntos. Estarei lá para ver a tua ... coragem! Porque falar é fácil não é?

10:49 da tarde, novembro 30, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Primeiro aprende a escrever, dás muitos erros, ó palhaça cobarde que te escondes atrás da tua...ir...
Qualquer dia podes ter uma surpresa vai-te preparando, porque o poder não é eterno! Quando vieres a descer não te esqueças, que eu cá te espero!

11:14 da tarde, novembro 30, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Anti,anti currupção ( com "u" e tudo):
Tá mas é caladinha que o problema aqui é outro. Vontade de partir as trombas ao Boa de Jesus é o que não deve faltar a muita gente, mas sabes como é...Hitler, Salazar e por aí fora. Odiados, poderosos mas um dia...CAÍRAM!! Vai-te acontecer isso também, assim como aos pulhas todos da federação.
Que atrocidades mais vão eles continuar a fazer?
A revolta que esta situação toda provoca, só é comparável à tristeza que sinto pelas ginastas injustiçadas.
Um dia...

11:36 da tarde, novembro 30, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Claro que dá para ver que quem se intitula como a anti, anti currupção só pode ser alguém muito ligada à Helena Dias e á FGP. Se alguém ameaçou o Presidente da FGP porque razão esta personagem vem defender tão acerrimamente este corrupto? Só pode ser alguém que está muito comprometido com a FGP, não acham? Como dois mais dois são quatro, quem é que vocês acham que estão tão comprometidas com este vígaro? Claro como água!

11:40 da tarde, novembro 30, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Oh para mim cheio de medo! As "canetas" (e outras coisas) tremem-me todas! Cantas bem mas não alegras ninguém, oh anti currupção! Julgas uma coisa, mas afinal sai-te outra: tens que chamar palhaço, não palhaça! E já agora, palhacito, não tenho nada de que me esconder ... Esqueceste-te foi das trombas. Sempre vais parti-las? Ou vais continuar a pedir que alguém o faça por ti, gabarolas mas só de garganta?

Quanto a escrever, melhor será que aprendas tu! Porque tudo quanto escreves é um erro, e dos grandes. Aliás, tu próprio deves ser cá um daqueles erros que vou-te contar, meu! Vai lá vai, até a barraca abana, como diz o outro.

11:45 da tarde, novembro 30, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Já não é a primeira vez que tentas desviar a atenção do género female para o male! Estranho, não achas? Faz-me lembrar o episódio do burro e das burras, mais coisa menos coisa! Revelas uma repetição asna, mas enfim é o que tu és! Ah quanto às trombas não são as tuas que eu quero partir, mas já que tu admites que as tens, ainda bem, assim são duas as tuas e as do Boa de Jesus.

11:58 da tarde, novembro 30, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

A anti, anti corrupção é mesmo atrasada mental!Fazem todo o tipo de canalhices e depois não as querem ouvir! Um dia vocês vão pagá-las! O Hitler também abriu muitas frentes na Europa em África e depois e depois, caíu, como todos os canalhas fascistas! A FGP e todos os esbirros como a Helena Dias também já abriram muitas frentes,tais como SFUAP, SAD, GCP... e muitas outras.Boa de Jesus e Helena Dias miseráveis ditadores corruptos, vocês também vão cair! A história não se engana é só uma questão de tempo!

12:59 da manhã, dezembro 01, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Realmente é demais!
Ginasta do ano...dá vontade de rir.
Acho que seria bom, que os critérios que levaram a tal decisão fossem conhecidos publicamente. Quem decidiu tal coisa deve de estar com diarreia cerebral com toda a certeza, sugiro que seja internado urgentemente numa qualquer instituição psiquitrica.
Isto de transformar uma mentira numa verdade tem que se lhe diga, mas não é inédito, estes métodos são conhecidos à muito tempo, e foram utilizados por pessoas que na altura também não tinham qualquer tipo de escrúplos.
Isto já é demais e cheira mal...
Parece-me que enquanto as pessoas que querem realmente bem à GR, não demonstrarem toda a sua revolta ruidosamente e de forma bem visivel, as coisas provavelmente continuaram como estão.
Assim sendo... não, não vamos partir a cara a ninguém, mas porque não gritar bem alto no próximo sábado que basta, que já chega de tanta maldade deliberada, e que está na altura da FGP deixar de tratar a GR como o parente pobre da Ginástica Nacional.
Exija-se a demissão destes senhores...é o mínimo!

1:02 da manhã, dezembro 01, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

A FGP e quêm a manipula, no nacional vão ver que não se brincar com o trabalho daqueles que só querem que a GR seja um desporto de exemplo para o novo país, e NÃO SE BRINCA PRINCIPALMENTE COM AS "CRIANÇAS" que tanto lutam e se esforçam para fazerem aquilo que gostam, e de um dia para outro a FGP(e digo FGP, porque à quêm faça o mal, mas FGP aceita e ainda por cima assina por baixo) lembram-se e mudam os regulamentos a vontade e como melhor se encaixa, mas infelizmente só para alguns, sem pensar que estão afectar as "CRIANÇAS" E NÃO MAIS NINGUÊM, pois os ADULTOS esses sabem-se defender, os regulamentos quando saem, não deviam serem mais alterados pelo menos em relação as provas ou epocas em causa, pois os clubes começam a trabalha para uma coisa de uma maneira e de repente só porque alguêm acordou com um espirito maligeno de lixar o proximo e se sente com poderes para isso muda tudo e quêm são as prejudicadas mais uma vez AS "CRIANÇAS", e não se brinca assim com o trabalho de ninguêm.NO NACIONAL ESTAREMOS LÁ PARA MOSTRAR O NOSSO DESAGRADO EM RELAÇÃO AS ACTITUDES DE CERTAS PESSOAS A FGP E AO SEU PRESIDENTE, QUE PARECE MAIS UM PAU MANDADO DOQUE UM PRESIDENTE, e acredito que ele assina tudo sem ler, e depois é o que se esta haver e ainda se vai ver.MAS EM NOME DAS "CRIANÇAS"(e digo CRIANÇAS porque é o que todas elas são para mim, umas mais velhas que outras, mas CRIANÇAS)NÃO VAMOS FICAR CALADOS E EM BREVE MANIFESTAREMOS ISSO MESMO. "BOA PROVA A TODAS E QUE CORRA TUDO DO MELHOR PARA AS NOSSAS CRIANÇAS"...

9:39 da manhã, dezembro 01, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Um dia quando alguém em desespero de causa fizer alguma asneira, aí os culpados, FGP e Helena Dias, já não terão desculpa para as canalhices que consecutivamente fazem. Que a Helena Dias é uma doente mental já ninguém tem dúvidas, agora que a FGP assine por baixo é que é demais!

6:10 da tarde, dezembro 01, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Mas o que é que se passa por aqui, gente? Tanto insulto, tanta ameaça! Partem as "trombas" uns aos outros, fazem "asneiras" e ainda por cima querem pelo "desespero de causa" culpar outros por essas asneiras que fazem, e mais isto e mais aquilo, caramba a coisa vai preta por aqui.

Busco as razões e encontro-as rapidamente: a Inês Gomes (ooops, segundo alguns não devia falar em nomes ... mas agora fica) foi considerada pela FGP "atleta do ano" em Ginástica Rítmica. Pronto, está explicado todo este despautério de ameaças e contra-ameaças. É sim senhor, é assim que os problemas se resolvem. Até porque muito mal vai a Federação de Ginástica de Portugal, que elege "atleta do ano" uma atleta quarta classificada no Nacional. E não só no Nacional! Têm toda a razão aqueles que protestam. Mas absolutamente toda. Eu também protesto!!!!!!!

A "atleta do ano" devia ser, sem sombra de dúvida, a Raquel Muro e Silva (ooops, lá vai outro nome ...). Força com "trombas" e outras coisas partidas, meus caros (oh Anti, anti currupção que depois corrigiste para corrupção - e bem, digo eu! -, mas que raio de ideia a tua de contestar o justamente escrito e dito pelo anti corrupção? Estás enganado, só à moda do anti corrupção é que as coisas se resolvem, desculpem o popularucho do termo, à porrada mesmo!). Os homens da FGP, e particularmente o Presidente da Direcção (não deve ter mais nada que fazer na vida senão eleger atletas do ano, 'tás a topar, não 'tás?) merece uma daquelas cargas de tareia que nem imaginas como o homem fica. Todinho partido! Todinho, nem um pequenino ossinho inteiro para amostra.

Consultei, entretanto, o tal site da infoginástica onde é publicada a lista dos "atletas do ano" que despoletou este despautério todo. Verifiquei, para meu grande espanto, uma coisa ainda mais grave: é que nem sequer era necessário eleger como "atleta do ano" uma ginasta senior. Noutras modalidades, são juniores, por exemplo. Pois é, acho que aí estaria uma solução para esta questão. Mas mais uma vez a FGP (incompetência, caramba! Santa incompetência, é demais! Só mesmo com os ossinhos todos reduzidos a pó!) dá um daqueles escorreganços que é obra. Então não é que o pessoal lá da Federação (a começar seguramente pelo malandro do Presidente da Direcção!) não pensaram sequer que podiam ter evitado todo este sarrabulho se tivessem escolhido como "atleta do ano" uma junior - a Catarina Ivanova (ooops, ooops, ooops, cá está mais um nome, carago!). Ou mesmo juvenil - a Joana Saraiva (não me contenho mesmo, é demais. Quatro nomes já!). Ou mesmo mini, quem sabe ...

Mas acho que sim. Força nisso, malta. Porrada para cima, já que as vozes não chegam ao ... não, caramba, essas são as dos burros. Estas vozes não chegam é a lado nenhum ...

8:08 da tarde, dezembro 01, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

A Santa ignorância mora mesmo pros lados do CRP, é que para vossa informação, caso não saibam, a junior eleita como ginasta do ano em GAF ganhou com todo o mérito, ao contrário de outras ginastas (do ano), que o são mesmo sem terem ganho uma única prova durante todo o ano (umazinha). Mais informo que neste momento na Ginástica Artística Feminina não há sequer equipa nacional no escalão sénior...informem-se!

11:35 da tarde, dezembro 01, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Mas....o que é que a atleta Ines Gomes fez o ano todo para ser eleita a ginasta do ano?Ir a 11 competiçoes pagas pela FGP e ficar na maioria delas nos ultimos lugares?...Para isso todas as ginastas praticantes da modalidade seriam eleitas ginastas do ano!!!Pelo que tenho vindo a acompanhar essa ave rara tem vindo a piorar de em vez de melhorar!(pau que nasce torto nunca se indireita)!bah!!!!!Numa escola por exemplo o aluno do ano é aquele que tirou as piores notas mas que se esforçou mais certo??????Deve ser esta a teoria da ave!....Sabes,o teu problema é precisamente não arranjares maneira de te livrares do titulo nacional de 2005 e 2006 da Raquel Muro e silva!Queres o que? Dizer que a selecçao que tu tanto respeitas é de todos os clubes..mas no entanto só tens um e fazes de tudo para hostilizares as outras ginastas!És tao triste!Não te sentes mal em levares uma ginasta ao colo?Será que a Ines não se sente de certa maneira incomodada em ter "regalias" pertencente a outra ginasta?

12:47 da tarde, dezembro 02, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Perdão....2004 e 2005...2006 será outro problema para ti!!!ahahahha

12:50 da tarde, dezembro 02, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

O recente episódio da nomeação da Inês Gomes como atleta do ano, na modalidade de Rítmica é o corolário da falta de vergonha, da desfaçatez e da profunda falta de respeito que a seleccionadora nacional adjunta tem pelas restantes ginastas de Rítmica, nomeadamente pela ginasta do SAD Raquel Muro e Silva.
Mas o mais grave e terrivelmente preocupante é que todas estas sujas manobras têm o beneplácito da FGP, nomeadamente do seu presidente, que não passa de um cínico e incompetente. Quanto à ginasta Inês Gomes, a mesma não fez nada, mas mesmo nada, para merecer tal título. Ao longo desta temporada esta ginasta tem sido sistematicamente beneficiada pela sua treinadora, que por sinal é a seleccionadora nacional adjunta. Como a treinadora Helena Dias é uma pessoa sem escrúpulos nem princípios éticos, esta atitude já era de esperar, mas com a concordância descarada da FGP é que é muito grave.
Quanto à ginasta Inês Gomes, que não passa de uma promessa, ainda não ganhou nada, tem sido levada, sem merecer, a todas as provas internacionais como primeira ginasta. Foi, sem merecer, a representante nos JM da GR portuguesa e agora para cúmulo dos cúmulos, nomeada imerecidamente, como a ginasta do ano.
Penso que esta farsa que é hoje a GR em Portugal, em que a ginasta do ano é a 4ª classificada no Campeonato Nacional, caso inédito a nível mundial, demonstra bem que a falta de respeito e consideração por todos os intérpretes desta modalidade, passou a ser norma. O que interessa é a ginasta ter padrinhos e cunhas na FGP e na equipa técnica nacional. O valor das ginastas e os seus resultados, para esta federação é de pouca importância.
Para a ginasta que aceita esta palhaçada e percebe que não tem o direito nem o mérito de ser alvo de todas estas benesses, apenas vai contribuir para que a mesma nunca vá passar de uma promessa, que pelos vistos é o que ela vai ser, apenas uma promessa, criada artificialmente por uma treinadora com poder conferido pela FGP, que além de muito má como treinadora, limita-se a copiar o que outras fazem, é péssima como seleccionadora, e como ser humano, não há palavras que a qualifiquem.
Para as suas companheiras de modalidade, exceptuando as do CRP, e por medo da treinadora, a ginasta Inês Gomes começa a ser olhada de lado, porque ninguém é suficientemente distraído para não perceber que esta ginasta é sempre a preferida e beneficiada de uma maneira descarada. Até hoje tem sido a ginasta bicampeã nacional Raquel Muro e Silva, a mais prejudicada, mas num futuro muito próximo, outras ginastas, já começaram a perceber que serão elas também as visadas.
Há uma obsessão doentia, que não é de estranhar, dado que a senhora tem evidentes perturbações mentais, da Helena Dias pela ginasta Inês Gomes, que tudo faz e vai continuar a fazer sem olhar a nada, para impor a sua atleta. que não reúne valor para ser levada ao colo desta maneira escandalosa, em detrimento de ginastas que já mostraram o seu valor no praticável, como é caso da ginasta do SAD Raquel Muro e Silva. É ridículo que uma ginasta seja considerada a “ginasta do ano”, só porque a seleccionadora nacional adjunta quer, e não pelo valor demonstrado pela própria atleta. Em bom rigor, é uma falta de respeito para o próprio título, o que o desacredita..
No meu entender está-se a fazer um péssimo trabalho para a GR que irá pagar no futuro esta insanidade mental.
No entanto atribuo também culpas aos dirigentes e treinadoras do SAD, do SFUAP e do GCP, só para falar naqueles que convivem mais de perto com o problema, por nada fazerem para inverter esta situação. A imobilidade, o comodismo e a resignação do “não podemos fazer nada” não serve de desculpas. Se assim fosse, Portugal ainda hoje vivia numa ditadura.
Há muitas maneiras de lutar, assim estejam interessados e queiram, porque no futuro também serão julgadas por colaboracionismo, com a ditadura fascista vigente.
Para já, esta modalidade está numa fase de descrédito muito grande, e dificilmente com esta FGP e equipa técnica, irá melhorar.
As pessoas estão muito informadas e sabem bem do que se passa. Há muitos jornais desportivos que estão atentos ao que vai acontecendo, e qualquer dia, dado que estão a esticar demasiado a corda, alguma coisa vai aparecer e penso que vai doer a quem tanto mal tem feito à GR.
“ Não há mal que sempre dure, nem bem que sempre perdure” lá diz o povo na sua eterna sabedoria

3:41 da tarde, dezembro 02, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

caro diego la vega... também não o vejo fazer nada para a mudança, aliás só o vejo a criar conflitos e a complicar o sistema. Isso não ajuda,... retarda!

6:04 da tarde, dezembro 02, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Mas afinal, as treinadoras e juízes (sem ser do CRP) têm medo de quê? Ainda não perceberam que estão em GRANDE MAIORIA contra todas as canalhices que a Helena Dias opera em conjunto com a FGP e seus principais dirigentes?
Se não se opuserem rapidamente, eles vão continuar a fazer coisas cada vez piores à ginastica rítmica e pior ainda, às vossas ginastas que acima de tudo são seres humanos que não merecem mesmo o que lhes fazem e podem vir a fazer.
Pensem no futuro, é um apelo que vos faço. Quanto a mim, perdi todo e qualquer interesse que tinha neste desporto mas vocês, como treinadoras, devem tentar lutar.
Um abaixo assinado, uma carta ao Instituto Nacional do Desporto..qualquer coisa, mas por favor, não tenham medo! Eles não vos podem despedir a todas! Lembrem-se do caso da Teresa Loureiro que por ter lutado sozinha foi prejudicada pela federação mas se aderirem em massa, certamente que não vão passar despercebidas.
A união faz a força e a razão está do vosso lado!

6:18 da tarde, dezembro 02, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Caro mvrcc
Que conflitos crio eu? É por estar a constatar e a denunciar verdades?
Verdades que incomodam e custam a aceitar?

6:44 da tarde, dezembro 02, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

É isso mesmo rsg!
Por muitos títulos de ginastas do ano que a Helena Dias e a FGP queiram oferecer à Inês Gomes e por muitos wild cards para Jogos Mundiais e noticias mentirosas que escrevam, a real atleta do ano, campeã nacional de 2004 e 2005, vencedora de todos os campeonatos a nível nacional dos referidos anos e com um dos melhores desempenhos em provas internacionais é e será a ginasta Raquel Muro e Silva.
E são esses títulos, campeonatos ganhos e boas classificações internacionais que a Helena Dias nunca vai conseguir tirar e muito menos oferecer à sua ginasta.
Mai nadaaa!!!!

8:32 da tarde, dezembro 02, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Diego de la vega, realmente você não sabe nem metade do que os clubes fazem, fizeram ou irão fazer... Pergunte à SFUAP porqué que o conjunto que venceu o Open de Conjuntos em infantis não aparece na circular de prova do Campeonato Nacional de conjuntos... Pergunte à Raquel Muro e Silva, à Susana Abrantes, à Joana Saraiva quem as enviou a provas este ano... Pergunte ao Boavista que ajuda teve da FGP para irem às universiadas... Pergunte à catarina Ivanova porque é que não ficou na Selecção Nacioanal...Pergunte quanto cada clube gasta por cada ginasta em competição, pergunte a todos os clubes e associações quantas vezes protestaram junto da FGP, será que você pensa que todos são como você...? que só no blog é que fala???


Miúdas força amanhã em Sintra, mostrem a vossa alegria e o vosso entusiasmo.

9:45 da tarde, dezembro 02, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Caro/a sempre com elas,
peço desculpa pela intromissão na sua discussão com diego de la vega ms os factos que apresenta, sendo mais que verdadeiros parece-me que apenas provam aquilo que diego de la vega disse (talvez tenha exagerado um pouco): que os clubes e treinadoras lesados pela federação, nada podem fazer por muito que tenham tentado, contra as vigarices da Helena Dias e da FGP.
Se o conjunto de infantis da SFUAP não aparece na circular de prova dos nacionais é de certeza porque a Helena Dias (e por arrasto a federação) não quer.
Se a Raquel Muro e Silva, Susana Abrantes (Campeã e vice-campeã nacional respectivamente no escalão sénior) e a Joana Saraiva(campeã nacional de juvenis), foram a provas internacionais pagas pelos clubes, foi porque a federação preferiu pagar a ida de Inês Gomes a 11 provas, apenas porque a Helena Dias quis.
Se o Boavista não teve ajuda da FGP para ir às universíadas foi porque a federação se esteve a borrifar nestas atletas tal como se está a borrifar para a GR.
Se a catarina Ivanova não ficou na Selecção Nacional foi porque a Helena Dias não quis e porque a federação prefere confiar nesta crápula que só quer saber dos seus interesses.
Acredito que os clubes já tenham protestado junto da FGP...mas terá sido o suficiente? Porque razão aconteceram e continuam a acontecer tantas vigarices, entre elas os factos que apresentou?
Não acredito que não se possa realmente fazer mais nada...é que são tantos clubes e todos com o mesmo problema: federação de ginástica de portugal!
Lembrem-se..a união faz a força!

10:22 da tarde, dezembro 02, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

A FGP divide para reinar, e os clubes, seus dirigentes e treinadoras, alinham nesta jogada! Quem conhece bem o caso da Teresa Loureiro, tem consciência do grau de maldade e pulhice desta Federaç
ão.Pergunto muito simplesmente quem veio a terreiro defender publicamente a directora técnica da altura? Não conheço uma só voz que tivesse tido a coragem de a defender quanto às sórdidas manobras da FGP! A não ser nos corredores dos clubes! Toda a gente tem medo! Aí está,o presidente da Federação tem clara consciência disso e reina pelo medo e terror que infunde aos clubes.À boa velha maneira fascista! Enquanto a classe de treinadoras e juízes não se unirem e tomarem publicamente medidas de força, esta federação através da Helena Dias fará tudo o que quiser e bem entender! Não tenham dúvidas que os mais prejudicados serão todos os clubes à excepção do CRP! A sanha de vingança da Helena Dias não tem limites! Que se cuidem o SAD e o SFUAP principalmente por razões óbvias! Mas os outros clubes assim que tiveram ginastas que possam fazer frente às da Helena Dias estão feitos, não é EMARP? Para quando um 25 de Abril na FGP?

11:37 da manhã, dezembro 03, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Citando "sempre com as ginastas" :

"Pergunte à SFUAP porqué que o conjunto que venceu o Open de Conjuntos em infantis não aparece na circular de prova do Campeonato Nacional de conjuntos... "

Porque aquilo que Diego de la Vega diz, assenta na perfeição!
Como a Helena Dias quer impedir a ascensão do SFUAP e para evitar qualquer veleidade deste clube, há que tomar medidas preventivas e assim sendo fazem-se novas regras! A FGP avaliza tudo o que ela quer.Assim, mais vale prevenir do que remediar!

1:34 da tarde, dezembro 03, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Pois é caro why not, tens toda a razão. Já deu para perceber a qualidade evidente das ginastas da SFUAP. E também já deu para perceber a dor de corno enorme que a Helena Dias tem por haver um clube com mais e melhores ginastas que o seu, e mais notável ainda, com treinadoras muito muito muito muito muito muito muito mas mesmo muito mais competentes, melhor formadas etc etc etc, tudo de muito mas mesmo muito melhor que a Helena Dias.
Eu até podia dizer que no tapete, ela não pode fazer nada para impedir estas ginastas de demonstrarem o seu valor, mas como já espero tudo dessa mulher e da federação, não me admirava que a dada altura começassem a impedir certas ginastas de participar nas provas por razões que apenas ela e a FGP conheciam. As mesmas razões e critérios que os levaram a pagar 11 provas internacionais e a eleger como ginasta do ano aquela que nós sabemos: As razões deles e mais nenhumas que ninguém tem nada a ver com isso!

3:44 da tarde, dezembro 03, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Achei curiosa a forma de protesto da SFUAP, e acho que não havia melhor maneira de mostrar toda a sua revolta numa atitude politicamente correcta e bonita!!!Não foi preciso baixaria, nem violência, para darem uma bofetada na Federação. De longe o melhor conjunto de infantis que se apresentou no praticável. Mas nem só a SFUAP sofreu com as alterações à última hora da FGP, tabém o LGC e GCP foram metidos ao barulho. Isto é brincar com crianças, com os pais e inclusivé com as treinadoras que se esforçam por explicar às meninas dia sim, dia não que não vão à prova porque a FGP, decidiu enviar uma nova regra para os clubes.
À parte de tudo isto, parabéns às ginastas que mostraram mais uma vez que estão cá para o que der e vier! Os pódios foram mais que merecidos!

1:44 da tarde, dezembro 04, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

A FGP não enviou nenhuma nova regra para os clubes, o regulamento em que se basearam para a SFUAP e LGC não participarem no CN não existe, foi inventado à última hora. Tal como aconteceu durante todo o ano em todas as provas, e em todas as situações. Quem manda é a FPG que sempre que lhe apeteçe tem de dar uma de prepotente e... chatear quem de momento levante mais cabelo. Bonito é não fazer ondas... bonito é dizer que sim a tudo... Quem assim faz tem direito a exibir-se no fim da próxima competição nacional, ou a ter ginastas seleccionadas para provas ou selecção, é tudo uma questão de toma lá dá cá... por este andar chegam ao governo, e porque não a primeiro ministro? No estilo e na actuação já levam uma grande vantagem

3:46 da tarde, dezembro 04, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

PS: perdoem-lhes o vazio nos "coments", mas o trabalho não tira férias e a criatividade pode ser amiga da mentira de verdade...

11:02 da manhã, dezembro 05, 2005

 

Enviar um comentário

<< Home