...com direito a arcos, bolas, massas e cordas.

17.4.06

O Futuro,o Passado e o Presente

Na passada quinta-feira, dia 13 de Abril, as instalações do Sport Algés e Dafundo acolheram o 7.º Torneio da Páscoa, o qual contou com a participação das mais jovens ginastas de diversos clubes e, em jeito de reposição, com um exercício das antigas ginastas do SAD (não me lembro, nem sei o nome de todas, mas fica a referência a duas ex-atletas olímpicas: Patrícia Jorge e Clara Piçarra).

Uma vez que o trabalho me prendeu da parte de manhã, quando cheguei ao pavilhão, já os mais jovens rebentos da ginástica estavam a findar as suas prestações, mas ainda consegui assistir ao exercício das "veteranas". Os meus sinceros parabéns às "cotas" que demonstraram que sem sabe, não esquece, tendo a Clara Piçarra arrancado um grande aplauso da plateia (que esteve presente em grande número) no momento em que deliciou os presentes com um pivot de não sei quantas voltas, a roçar os píncaros da perfeição.

Registo ainda um comentário corajoso e nostálgico vindo da plateia, logo que o exercício das menos jovens terminou: "Vi coisas aqui que já não se vêem!".

Uma última nota para a presença (não activa) da ginasta Raquel Muro e Silva, a qual, infelizmente, não tem podido engrandecer a ginástica rítmica portuguesa nos praticáveis.

Em suma, um princípio de tarde (no meu caso) bem passado, num ambiente acolhedor e entusiástico.

Beijos e Abraços,
Kaiser

24 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Kaiser estiveste lá?
Ainda bem!
O Torneio foi espectacular, a todos os níveis. Nós juízes apesar de não termos ganho "salário" ganhámos experiência, diploma, prendinhas, e tinhamos uns bolinhos para comer.
Segundo a Ida disse o Torneio não se fazia há muitos anos, mas espero que tenha recomeçado para ficar.
Parabéns Algés, parabéns e obrigada!

9:25 da tarde, abril 17, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Esperemos que surjam mais torneios destes para que as ginastas possam disfrutar de um são convívio, onde não se questiona se as meninas são ou não verdadeiras amigas. Parabéns Algés! A todas as ginastas que participaram, continuem a trabalhar.

9:45 da tarde, abril 17, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Parabéns à Organização. Seria bom que os/as responsáveis pelas organizações das provas da FGP e das Associações Distritais estivessem presentes para aprenderem.

9:14 da manhã, abril 20, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Bem a taça de Portugal de hoje...Sim senhora grande mudança nas juniores!!!!!Mas a Helena Dias deve estar furiosa, então anda a treinar as rivais e dps elas ficam-lhe à frente??Parabéns a todas as ginastas adorei a prova, e em especial à Caterina e à Joana que estam a mudar e cada vez para melhor...Vamos lá ver se elas estão mesmo FORA do europeu.Vamos vamos
eheheheheh

11:31 da tarde, abril 22, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

E esta hein? Para aqueles que diziam que a Joana e a Caterina estavam fora do europeu...e agora? É preciso ainda mais provas de alguma coisa? Ainda há dúvidas que existem boas ginastam igualmente fora do reduto CRP?
Parabéns a todas as ginastas!

12:04 da manhã, abril 23, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

A Joana faz a diferença! Isso é muito bom mas por outro lado é muito mau! Ela não é do CRP, e não tarda a Helena Dias e a coreógrafa, vão fazer a folha à miúda. Nesta ginasta vale a pena apostar, e não é preciso criar situações artificiais, a miúda tem garra e é muito boa. A SFUAP que proteja a sua ginasta porque depois do dia de hoje a Helena Dias e a coreógrafa tudo vão fazer para impedir a Joana de ser nos próximos tempos um caso sério na GR. E não esperem nada da FGP, que esses tudo vão permitir à Helena Dias! A Joana é o presente e o futuro da rítmica portuguesa, só tem o "defeito" de não ser do CRP! E no actual contexto que "grande defeito"!!!

12:31 da manhã, abril 23, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Desculpem lá a minha ignorância, mas desde o ano passado que as ginastas Sara Caetano e Catarina Geraldes sabem que vão aos Europeus, ou pensam que os pais as deixavam faltar ás aulas semanas e semanas a fio para nada? A Helena Dias dá garantias e cumpre-as, a Joana é apenas a 1ª suplente e os resultados não servem para nada, pois as juízes portuguesas não sabem ajuizar, e as estrangeiras também não por isso quem resolve é a Larisa, bem desculpem a Larisa já cá não está, portanto a culpa não pode ir para ela. Quem resolve é a coreógrafa

5:14 da tarde, abril 23, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Sim a bela da coreografa que é muito queridinha pela frente mas que pelas costas é pior que a irmã!!!Só tenho pena da Joana da Ivanova e da Susy... Beijocas para todas

8:19 da tarde, abril 23, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

A Joana e a Ivanova que se preparem que amanhã vão sofrer!
Onde é que já se viu fazerem uma prova daquelas (5 estrelas)?!

10:12 da tarde, abril 23, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

desculpe lá anonymous (10:12) eu estive ontem na Taça e não achei que a prestação da Ivanova tivesse sido extraordinaria....muito pelo contrario...deixou muito a desejar e não se vê qualquer tipo de evolução...apenas perda de elevação, fluidez de movimentos, de beleza...em suma...a ginasta cresceu e perdeu qualidades. Em relação á Joana concordo plenamente..afinal ela é junior e a fazer programa senior conseguiu a ficar á frente "das estrelas da selecção"...

10:37 da tarde, abril 23, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Tenho a ligeira sensação que a perda de qualidade verifica-se ainda mais em ginastas que são ginastas de selecção há muito tempo, e que até já têm bilhete marcado para o campeonato da europa. Mesmo com a "perda de qualidades" a Ivanova ganhou os dois aparelhos...enfim, opiniões.

12:06 da manhã, abril 24, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Cá está o eterno problema desta seleccionadora nacional! Ao dar tudo de mão beijada às ginastas do CRP, leva-as a que não tenhm necessidade de lutar por nada. Sabem que façam bem ou mal, os lugares na selecção estão garantidos. Foi assim no ano passado com a Inês, onde sem o merecer ia a todas as provas, e será no futuro com todas as ginastas do CRP que integrem a selecção nacional. Esta dupla de irmãs têm alguma ideia do que é pedagogia e metodologia de treino? Sabem porventura o que é psicologia desportiva? Não sabem nada de nada, são umas incompetentes e maldosas. Recuem a 2002/3 e vejam o trabalho que foi feito na altura pelo corpo técnico da selecção. Havia cooperação e vontade de servir a GR e Portugal! As ginastas davam o seu melhor para poderem representar Portugal independentemente dos clubes que representavam. O corpo técnico era constituido por pessoas competentes e imparciais que gostam de GR!
Cuidado que elas vão fazer tudo para prejudicarem a Joana tal como no ano passado fizeram à Raquel! Embora a Joana Saraiva só tenha doze anos, elas usam a técnica da prevenção! Para elas mais prevenir do que remediar!
Estou a avisar! Cuidado muito cuidado mesmo com a safadeza delas.

1:08 da tarde, abril 24, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Tenho a sensação de não ter estado na mesma competição que alguns que andam por aqui. De facto, devo ter estado noutra competição qualquer.

Extraordinária prestação da gisnasta Carterina Ivanova! Verdade, foi mesmo extraordinária ... de banal. (abro aqui um parêntesis para dizer o seguinte: não é meu hábito falar em nomes de ginastes, todos vocês sabem isso. Desta vez, contudo, tenho que fazê-lo e vou fazê-lo com todos os nomes. Mas fica o alerta: nenhuma das ginastas de que vou falar tem qualquer responsabilidade nas situações descritas. Estão, todas elas, acima dessas questões, porque a responsabilidade está noutros sítios!).

Mas dizia, antes do parêntesis, que a prestação da ginasta Caterina Ivanova foi absolutamente banal, sem chama, sem fôlego, sem risco absolutamente nenhum! Em câmara lenta, ainda por cima. Sabem que é confrangedor ver, primeiro no praticável e depois nos videos, a diferença abissal que existe entre a atleta Caterina Ivanova e outras atletas, particularmente as atletas Sara Caetano e a Catarina Geraldes, no que diz respeito à desenvoltura, à rapidez de execução e, principalmente, ao risco dos seus exercícios e capacidade técnica? Confrangedor, mesmo! Chega a doer! Só que "faz bem". Pouco, é certo, mas certinho. E isso é suficiente para "ganhar", deixando os pacóvios satisfeitos e felizes.

Só posso concluir que, ganhando a Caterina, de facto, os dois aparelhos - e isso é outra história muito, muito interessante, porque também foi muitíssimo esclarecedor perceber a atitude de algumas das juízes na atribuição de algumas notas naquela prova! - a Ginástica Rítmica está rapidamente a transformar-se numa modalidade "sui generis": quem não arrisca é, afinal, quem petisca. Aqui o povo perde a razão toda ... Só que o povo perde a razão, e a Ginástica Rítmica corre o risco de perder ... a razão de ser!

Depois também o caso da ginasta Joana Saraiva. Aqui, o problema muda de figura. A ginasta é mexida, sim senhor, não executa em câmara lenta, não senhor, mas ... o risco, meus senhores, a capacidade técnica (com excepção, verdade seja dita, para os excelentes "pivots cossacos" e das outras nacionalidades todas que executa!), deixam mais do que a desejar. Mas a situação absurda é que temos uma junior de primeiro ano que consegue ganhar a todas as seniores, internacionais, com muito maior experiência que ela, excepto a uma, mas mesmo assim num aparelho que não é comparável (aliás, alguém me saberá explicar porque é que sendo o Programa C da taça de Portugal composto pelos aparelhos Bola e Fita, houve duas ginastas que participaram nesse programa que fizeram arco e fita? Alguém me poderá ajudar a perceber a "verdade desportiva" desta situação?). Das duas uma: ou temos ali um verdadeiro génio da ginástica (quem sabe se não seria mais inteligente, mesmo, levar a atleta já para o escalão senior. Quem sabe se Portugal não teria ali uma campeã do mundo?), ou algo está mesmo muito mal no "reino da ginástica".

Agora falando sério, comparar o exercício de fita da atleta Joana Saraiva com o exercício de fita da atleta Inês Gomes ... só para rir! E mais, comparar o exercício de arco da atleta Joana Saraiva com os exercícios de arco das atletas Catarina Geraldes e Sara Caetano, também só para rir. Além de que a atleta Joana Saraiva terminou o exercício de arco sem o aparelho, e com ele fora do praticável. Não descontou muito, é certo e ao contrário de outras atletas, mas que é um facto, isso é! Mesmo assim, a atleta Joana Saraiva conseguiu ter melhor nota que a atleta Catarina Geraldes. Não deu, apesar de tudo, para ter melhor nota que a atleta Sara Caetano ... mas isso foi, seguramente, distração das juízes. E isto para além de outras falhas técnicas graves (está nos videos, não valerá a pena desmentir!) que certamente passaram, também elas, ao lado do júri!

Meus amigos, se calhar muito mais haveria para dizer. Fico-me por aqui.

1:09 da tarde, abril 24, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

2006-a há tanta coisa que a Helena Dias fez no ano passado que não tem explicação, e vens tu agora com análises, que não são mais que as "velhas" justificações para as atitudes maldosas da Helena Dias.
O teu comentário pode ser resumido, nisto: se as ginastas do CRP ganham é porque são merecedoras, se não ganham é porque as juízes as prejudicam!
Foi sempre assim que pensaste e não é agora que vais mudar!

Como nota final.

Não é que isso tenha interesse mas tu não podes ser a Teresa Simas, é realmente impossível! Tu és faccioso mas ao menos sabes escrever, ao passo que essa senhora é uma nulidade na construção de frases, além de uma pimbalhona e foleirona de todo o tamanho! Leiam o blog da dita senhora e vejam se não tenho razão! É de chorar a rir

3:27 da tarde, abril 24, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

No ano passado comparar os exercicios, da ginasta Raquel Muro e Silva com os da ginasta Inês Gomes, também era só para rir! Quantos vezes a Inês lançava os aparelhos? E a Fita, como era?Vamos analisar os videos, queres? No entanto a Helena Dias não teve problemas em prejudicar a Raquel, tantas vezes quantas pretendeu. Que moral tens tu para fazer este tipo de análise? Um pouco de decoro e decência não te ficava nada mal! Ou vamos continuar no teu eterno maniqueísmo! Pelas tuas palavras já vislumbro a trapaça que estão a preparar à Joana Saraiva! E enquanto as irmãs não derem cabo dela não vão descansar!

3:52 da tarde, abril 24, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

MAIS UMA MACHADADA NA GR. As juizes receberam ofício da FGP a informar que só colectado-se nas Finanças podem receber os simbólicos valores que até hoje recebiam em troca de recibos de despesas diversas que arranjavam... No caso das estudantes ou as que não tem emprego vão ser obrigadas a pagar cerca de 150 Euros mensais à Segurança Social. Vão pagar mais do que recebem, ou seja vão ter que pagar para ser juizes.

4:33 da tarde, abril 24, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Desculpem as diversas deficiências no português, só depois de enviar me apercebi.

4:36 da tarde, abril 24, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Anonymous das 3:52 PM, Abril 24, 2006,

Só que o ano passado a Raquel Muro e Silva ganhava e a Inês Gomes não ganhava (foi disto, de ganhar e não ganhar nas provas nacionais, e só disto, que eu falei). Agora é ao contrário, ganham aquelas cujos exercícios não têm sequer comparação com as que perdem. Não têm comparação porque as que perdem são francamente melhores, como já aqui o disse. Qualquer comparação só mesmo para rir ... Por isso, não te assiste a menor razão para comparares o que é ... obviamente incomparável. Para além de que a tua conclusão é tua, não minha. O que eu continuo a pensar é que a postura das atletas em causa não engana. Umas são muito melhores do que as outras. Só que essas, as melhores, não ganharam. É assim que se vai vivendo. Pelo menos serve, como já disse, para alguns ficarem todos satisfeitos com as estonteantes prestações de quem ganha ...

Nota final para o anonymous das 3:27 PM, Abril 24, 2006,

Eu é que sou faccioso, não é? Eu digo o que penso e tu interpretas à tua maneira. Depois eu é que sou faccioso. Ainda bem que já reconheces que eu não posso ser quem tu estavas convencido/a que eu era. Convencido e se calhar a dar-te muito jeito. Mas não sou, efectivamente.

6:29 da tarde, abril 24, 2006

 
Blogger Kaiser said...

Aconselho o estudo do "acto isolado" que é capaz de obviar todos esses "problemas" com a Segurança Social.

6:30 da tarde, abril 24, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Os eternos dois pesos e duas medidas do 2006-a!!
A eterna perfeita Helena Dias e o seu perfeito CRP com ginastas perfeitas e sempre melhores que as outras contra as eternas facciosas juizes (mas só quando o CRP não ganha) e as ginastas dos outros clubes com os eternos defeitos e imperfeições!
Para uma pessoa que era tão isenta nem percebia nada de especial de GR, não me parece muito lógico por-se a comparar exercícios e dificuldades. Mas dizer que a Caterina Ivanova não arrisca dá vontade de rir...principalmente por haver tantos exercícios no CRP onde não se arrisca NADA!
Mas sinceramente o que dá ainda mais vontade de rir (gargalhar mesmo) é dizer que a Joana Saraiva não arrisca!! E como se não bastasse o 2006-a, coloca a cereja em cima do bolo, ao comparar a Joana Saraiva à Inês Gomes (aliás, a dizer que não tem comparação). E não tem não senhor. A Inês Gomes vai já a caminho dos 17 anos e só agora começou a arriscar um pouco mais a fita (sim, porque dois lançamentos em corda nem em esperança), enquanto que a Joana Saraiva, com 12 anos faz coisas que muitas séniores nunca conseguirão fazer, tanto a nível de aparelho como corporal.

6:41 da tarde, abril 24, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Citando 2006-a:

"Só que o ano passado a Raquel Muro e Silva ganhava e a Inês Gomes não ganhava(...)Agora é ao contrário, ganham aquelas cujos exercícios não têm sequer comparação com as que perdem. Não têm comparação porque as que perdem são francamente melhores, como já aqui o disse."

2006-a, tu és contradições a torto e a direito mas finalmente admitiste pelas tuas próprias palavras aquilo que sempre quiseste omitir: que a Raquel Muro e Silva ganhou porque foi a melhor. No entanto e apesar de ganhar todas as provas a nível nacional, ela foi sendo passada para trás pela Helena Dias em detrimento da Inês Gomes quando se tratou de ir a provas internacionais. Esse facto tu nunca quiseste questionar e foi contra essa atitude da seleccionadora adjunta que tanta gente se revoltou. Mas tu nunca quiseste questionar as decisões dela, apesar de agora admitires que a Raquel era efectivamente melhor.
Tudo bem até aqui, não quero nem por sombras voltar a falar deste caso que já foi mais que badalado, mas serve para te perguntar o seguinte: se tu, 2006-a, que dizes não perceber nada por aí além de rítmica e ao seres apenas um mero espectador e pai de duas atletas, não quiseste questionar as deciões de uma única pessoa (Helena Dias), porque razão e com que bases questionas agora as juízes todas a nível nacional? Não é caso para dizer o mesmo que vens dizendo em relação ao caso Raquel/Inês? São decisões e mesmo não concordando não devemos questioná-las! É que agora não se trata de apenas uma pessoa mas sim cerca de 20!

8:47 da tarde, abril 24, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Quanto às juízes posso informar que os valores são mesmo simbólicos, 25€ por prova (um por turno)só por amor à ritmica.

5:38 da tarde, abril 26, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

O 2006-a questiona a sabedoria de todos os juízes, porque é mesmo leigo na matéria. Qualquer juíz inteligente lhe pode explicar que as ginastas são vistas por Três grupos de juízes, um verifica as dificuldades corporais, um verifica as "habilidades e trabalho de aparelho e música" e outro verifica a qualidade da execução. A avaliação da GR está compartimentada em três partes e só as juízes é que podem verificar seguindo as folhas de competição se as ginastas executaram ou não o que está escrito. Portanto, 2006-a mostrou mais uma vez que é mesmo leigo e portanto não faz mal que seja ignorante na matéria. Se fosse juíz então era grave.
Mas que é faccioso e mal intencionado é verdade, e isto não é um insulto mas pode-se verificar pelas palavras duras e muito desagradáveis que escreveu acerca de certas ginastas.
Caro 2006-a a juíz de artístico ou dificuldade, (metade da nota não tem de ver se uma ginasta executa em cãmara lenta ou é mexida ou faz exercícios aos pulinhos ou é gira e expressiva, tem de verificar se a ginasta executa ou não a dificuldade que a treinadora propôs, ou se realiza os elementos de aparelho escritos na ficha (7,00 pontos) se faz em câmara lenta todo o exercício mas vai bem com a música pode ser penalizada só 0,10 ou no máximo 0,10+0,10+0,10, portanto é melhor remeter-se a ver os exercícios da bancada e a não fazer observações sobre ginástica rítmica e ginastas.

5:54 da tarde, abril 26, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

O 2006-a não é tão leigo assim, não acreditem nisso. Sabe muito mais do que se possa imaginar. Além da falta de vista, é também um dos paizinhos "doentes" e frustrados que o CRP tem nas suas hostes. Vá-se tratar!

12:09 da tarde, abril 29, 2006

 

Enviar um comentário

<< Home